» » Que medidas tomar na doença do refluxo gastroesofágico?

Que medidas tomar na doença do refluxo gastroesofágico?

Postado em Saude | 0

Refluxo gastroesofágico é uma doença bastante comum com uma prevalência entre 20-20% na parte odicental do mundo. Mais conhecida por azia, esta caracteriza-se por uma irritação e inflamação do esófago em resposta ao anormal refluxo do suco gástrico no esófago podendo chegar à cavidade oral.

O sintomas típicos da doença do refluxo esofágico caracterizam-se por uma azia constante e um refluxo do conteúdo gástrico agravando-se após a refeição. No entanto, outros sintomas podem surgir, como, dor no esófago, dispepsia, náuseas, inchaço abdominal e ainda erosão dentária (devido à acidez do conteúdo gástrico).

As complicações derivadas do refluxo gastroesofágico incluem: esofagite erosiva, esófago de Barrett´s, adenocarcinoma do esófago e patologias pulmonares.

 

O controlo dos sintomas incide principalmente na alteração do estilo de vida, medicação e cirurgia.

 

Como principal mudança no estilo de vida encontra-se a alteração dos hábitos alimentares e perda de peso, em pessoas com a doença e com excesso ponderal. A evidência aponta que a obesidade é uma das principais causas da doença do refluxo esofágico pois existe uma pressão devido ao excesso de peso que causa o relaxamento do esfíncter, levando aos sintomas atrás mencionados.

 

Mudanças dietéticas:

*Evitar refeições pesadas e volumosas, que aumentem a pressão gástrica no esfíncter do esófago;

*Ingerir alimentos até 2h antes e se deitar;

*Diminuir alimentos que relaxam o esfíncter, como bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gorduras, especiarias (chilli, pimenta), café, chocolate, menta, hortelã, cebola, alho;

*Evitar alimentos que irritam a mucosa esofágica: citrinos, tomate.

 

Mudanças nao dietéticas:

*Deixar de fumar;

*Evitar roupa que comprima o abdómen;

*Elevar a cabeceira da cama, no mínimo a 45º.
O conjunto destas medidas evita e pode tratar os sintomas típicos desta patologia. No entanto não descura de diagnóstico e aconselhamento médico.

 

Referências:

  • Diagnosis and treatment of gastroesophageal reflux disease, World J Gastrointest pharmacol Ther, 2014 Aug 6; 5(3): 105-112.
  • Gastroesophageal Reflux Disease(GERD), NHI – National Cancer Institute (https://www.cancer.gov/about-nci, acedido a 21 Junho de 2017).

Deixe uma resposta