O Nutricionista Dr. Natiris partilha 10 dicas de como reduzir o colesterol através de uma alimentação saudável e exercício físico regular.
É uma substância que circula no sangue e que é produzida pelo nosso organismo, sendo necessário para várias funções vitais, tais como a produção de vitaminas, hormonas e na construção e manutenção das paredes das células.
No entanto, e quando está em excesso no sangue, torna-se perigoso e pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A alimentação saudável, associada à prática regular de exercício físico, ajuda a controlar os níveis de colesterol.
Siga estes conselhos:
- Aproveite o bom tempo e o ar livre para fazer passeios a pé.
- Coma saladas frescas e adicione-lhes sementes oleaginosas (Chia, sésamo, girassol, pevides de abóbora ou linhaça).
- Consuma de forma regular frutos secos como nozes, amêndoas ou avelãs, cujas gorduras vegetais ajudam a melhorar o perfil lipídico.
- Para barrar o pão utilize manteiga de frutos secos.
- Escolha cereais integrais em substituição dos cereais refinados.
- Reduza o consumo de gorduras saturadas.
- Consuma frutas ricas em antioxidantes e fibras.
- Aumente o consumo de peixe fresco.
- Introduza abacate nas saladas: no acompanhamento das refeições, na forma de preparar molhos para temperar.
- Escolha aveia, rica em beta-glucano, para iniciar as suas manhãs, num pequeno-almoço saudável e funcional. O beta-glucano é um tipo de fibra solúvel naturalmente presente na aveia, capaz de reduzir de forma significativa o colesterol circulante.
Sabia que em Portugal cerca de 70% da população adulta tem o colesterol elevado? Já pensou que pode ser um deles?
Colesterol bom e mau
É transportado pelo organismo por meio de uma proteína. À combinação destes chama-se lipoproteína. Existem dois tipos: HDL e LDL
- Lipoproteína de alta densidade (HDL), é conhecida como o “bom colesterol”. É um verdadeiro sistema de limpeza que transporta o colesterol das artérias para o fígado onde é eliminado.
- Lipoproteína de baixa densidade (LDL), é conhecida como o “mau colesterol”. É prejudicial para a saúde do seu coração. Transporta o colesterol do fígado para os tecidos do seu corpo. Se houver demasiado LDL ou “mau colesterol” no seu corpo, ele pode acumular-se nas suas células e na parede das artérias.
Uma das principais causas de estar elevado é a ingestão de grandes quantidades de gorduras saturadas. Quando o LDL está elevado este vai acumular-se na parede das artérias, diminuindo o seu diâmetro, o que provoca um aumento da pressão sobre o coração e faz com que lhe seja mais difícil bombear o sangue para o organismo, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Estas doenças são a principal causa de morte no mundo ocidental e também em Portugal. Apesar disso, a boa notícia é que bastam pequenas alterações na sua alimentação e no seu estilo de vida para manter os níveis normais, ou para ajudar a reduzi-lo, se este estiver elevado.
Saber quais são os valores do HDL e LDL é o principal passo para poder adotar um estilo de vida saudável para o seu coração. Pode conhecê-los fazendo uma simples análise ao sangue.
Quais são os níveis normais no sangue?
Diversos estudos sugerem que o mais importante é que o nível LDL seja inferior a 115 mg/dl. Deve procurar, também, ter o nível total abaixo de 190 mg/dl. O nível de HDL deve ser superior a 35 mg/dl nos homens e superior a 45 mg/dl nas mulheres.
Poderá usar alguns suplementos alimentares que ajudam a regular o colesterol. Por exemplo Colester oil Duo