A framboesa é uma pseudobaga pertencente ao género Rubus que faz parte da família das rosáseas.
O seu cultivo tem derivado principalmente de 2 espécies, a framboesa selvagem vermelhada (Rubus ideaus) e a framboesa preta (Rubus occidentalis). Ainda existe a framboesa de cor roxa, que deriva do cruzamento das duas anteriores, e a do tipo amarela é uma framboesa alterada genéticamente.
Nutricionalmente a framboesa é um fruto com baixo valor calórico, composta maioritariamente por água (cerca de 95%), é rica em fibra eocntém uma série de antioxidantes. Os compostos fenólicos e flavonóides são os mais ambundantes, e conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes com alto poder anticancerígeno, proteção contra radicais livres e prevenção de doenças crónica, assim como a vitamina C. Contém ainda ácido fólico e potássio.
Framboesas
(1 chávena)
*64 Calorias
*32 mg Vitamin C
(54% dose diária recomendada)
*8 g Fibra
Podem ser encontradas nos campos no início do Verão até à altura da Primavera, em áreas desde o Ártico até ao Equador. A sua utilização é variada: desde simples, em bolos, tartes, sumos, com iogurte ou nos cereais, e claro, em compotas. Pode ainda, congeladas, adicionar um pouco de leite e fazer um gelado fresco a saboroso agora para o Verão.
Sendo uma fruta facilmente perecível e delicada, deve ser consumida o mais rapidamente possível, não deixando passar mais de 4 dias refrigeradas.
Joana R. Lewis
Nutricionista estagiária
Membro estagiária da ordem 2036NE
Referências:
- USDA Sheets: Drake, B. H., Selecting, Storing and Serving Ohio Blueberries, Blackberries and Raspberries (http://www.fruitsandveggiesmorematters.org/raspberries, acedido a 16 de Março de 2016);
- USDA Sheets: Raspberries and Blackberries, The University Of Maine, 2008. (http://extension.umaine.edu/publications/4267e/, acedido a 16 de Março de 2016).