As nossas avós já conheciam o valor medicinal do alho no combate às gripes, constipações, reumatismo, etc…
Mas o seu valor curativo não pára de nos surpreender: estudos recentes demonstram que o alho reduz a tensão arterial de mais ou menos 10% segundo explica o Dr. Franck Senninger, médico nutricionista.
Segundo este especialista o alho diminuiria também o risco de ateroesclerose (acumulação de gordura na parede das artérias), diminuindo o volume das placas de colesterol e proporcionando uma melhor elasticidade à aorta do coração das pessoas com mais de 50 anos.
Esta acção justifica-se pela presença de fructosanos, de magnésio e de adenosina no alho. Estes componentes têm uma acção directa sobre a fluidez do sangue e dilatação das artérias.
O óleo de alho já vem sendo utilizado desde a antiguidade como condimento e remédio. Ele trás ótimos benefícios para a saúde dos seres humanos, é preventivo e curativo para várias doenças.
O óleo de alho é um antibiótico natural, muito indicado na cura de bronquite crônica, hipertensão arterial e verme. É preventivo contra a gripe, constipações, infecções, reumatismo e gota.
O óleo de alho contém aminoácidos, cálcio, enxofre, iodo, ferro, sódio, vitaminas e alisina, um anti-inflamatório natural e bactericida.
Além da poderosa e conhecida ação contra a pressão alta, o óleo de alho é eficaz no combate a gripe e constipações, atuando rapidamente contra bronquite, tosses crônicas, coqueluche e todas as outras afecções respiratórias.
O óleo de alho pode apresentar ação antioxidante, que auxilia a combater os radicais livres e o envelhecimento. Ele também e hipocolesterolêmico, pois impede que o colesterol se fixe na parede dos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de formação de placas ateromas. O óleo de alho têm a capacidade de diminuir a gordura, em especial o LDL ou mau colesterol.
Estudos têm mostrado que o óleo de alho possui alguns princípios ativos com propriedades anticancerígenas, e inibidores das nitrosaminas. O óleo de alho também pode ser utilizado para estimular a secreção de enzimas digestivas reduzindo a formação de toxinas intestinais.
Combate parasitas intestinais, tonifica o coração e depura o sangue. Ele também fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência orgânica e resistência contra infecções. Ativa o funcionamento do fígado, preventivo contra doenças biliares. Reduz os sintomas da prisão de ventre. Auxilia no tratamento ácido úrico, gota e ciática.