A evolução dos tempos trouxe, entre outras, alterações de hábitos alimentares importantes que nos conduzem cada vez mais a uma sociedade claramente evidenciada pelo excesso de peso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma em cada três pessoas tem excesso de peso.
Numa sociedade onde os problemas de saúde relacionados com a alimentação aumentam de dia para dia é sempre salutar incidir em temas tão importantes como este.
Alguns exemplos da repercussão de uma alimentação inadequada está a olhos vistos com o aumento de casos como a Obesidade, a Diabetes, a Arteriosclerose, o Colesterol, a Hipertensão e muitas mais que podem ser evitadas com consciência através de mudanças simples na nossa alimentação e, deste modo, promover a Saúde.
Nós não somos todos iguais e também não engordamos todos pelas mesmas razões assim como não emagrecemos todos seguindo os mesmos métodos.
Somos todos diferentes geneticamente e morfologicamente. Os hábitos alimentares são também diferentes bem como a idade, sexo, atividade física, stress, retenção de líquidos etc, etc.
Cada um de nós tem as suas necessidades e os seus problemas específicos que provocaram o aumento de peso e volume que queremos eliminar.
Cada indivíduo reage de modo diferente à mesma alteração dos hábitos alimentares (dieta) mas, em termos gerais o processo utilizado para atingir o peso ideal com sucesso passa pelas seguintes etapas:
- Eliminar as toxinas;
- Queimar as gorduras;
- Moderar o apetite;
- Controlar a ingestão de calorias;
- Aumentar o exercício físico;
- Reduzir o stress.
Saber comer para emagrecer, com saúde e vitalidade, é um passo simples e eficaz. Ao contrário do que se possa imaginar, o principal “segredo” não é passar fome mas sim aprender a comer os alimentos certos nas diferentes alturas do nosso dia.
Devemos encarar o processo de emagrecimento de forma descontraída, sem stress e sem “proibidos”. Existem claro alimentos que deveremos evitar, mas deixá-los-emos para os “dias de festa” (mas não festeje todos os dias….)
Muitas dicas e segredos existem no processo do emagrecimento. Hoje deixamos apenas alguns:
- Não passar mais do que 3 horas sem comer (várias refeições de pequeno volume);
- Tente fazer refeições coloridas, afinal “os olhos também comem” (varie o tipo de confeção: cozidos, grelhados, estufados, no forno, etc);
- Utilize utensílios com revestimento anti-aderente, pois permitem que a confeção seja feita com pouca gordura (dê preferência ao azeite);
- Prefira alimentos integrais (pão, tostas, massas, arroz, etc), além de fibra eles contribuem também para a sensação de saciedade;
- Beba 1,5L de água ou chá por dia;
- A prática de exercício físico (ex: caminhada 2 vezes por semana) ajuda não só a perder gordura mais rapidamente como também a eliminar stress, ansiedade que muitas das vezes são os principais causadores do aumento de peso.
- O emagrecimento poderá ser, naturalmente, complementado com produtos específicos e adequados a cada um de nós.
Deste modo estará a contribuir no sentido de melhorar a sua qualidade de vida Presente e Futura….
E sabendo que você é especial o Jardim Verde tem à sua disposição diferentes programas e produtos de emagrecimento para responder às necessidades de cada uma e cada um.