» » Celulite: inimigo número 1 da estética feminina

Celulite: inimigo número 1 da estética feminina

Postado em Celulite | 0

Quando se é mulher as probabilidades de ser afectada pela celulite são de 90%.

Existem actualmente muitos produtos para combater a celulite e formas preventivas que passam pelo desporto e pela alimentação cuidada.

António Cardoso Tavares, cirurgião plástico no Hospital particular de Lisboa afirma que: “A partir dos 40 anos, as mulheres que são afectadas pela celulite é uma falsa celulite (deformação resultante da flacidez da pele, com depressões que simulam a pele tipo casca de laranja, em idades mais precoces o aparecimento desta distribuição de gordura é influenciado por vários factores, alguns deles evitáveis, outros nem por isso.”

De acordo com António Tavares, ” A celulite pode demorar anos a formar-se mas uma vez formada e se não for tratada tem tendência para agravar e tornar-se irreversível. Existem casos em que mesmo que se faça tudo para a evitar, não se consegue.” Há que evitar as causas que provocam celulite atacando as suas principais características.

Na medicina é conhecida como lipodistrofia ginóide, que corresponde ao síndrome de pele tipo casca de laranja, ou, pele acolchoada. Ao contrário do que a maioria das pessoas julga a celulite corresponde a alterações do metabolismo e da arquitectura das células de gordura.

Na celulite não há aumento do tecido adiposo, mas sim a deformação do mesmo em certas zonas do corpo. Dando origem a nódulos de gordura, água e toxinas. Provoca uma alteração na forma feminina e é costume aparecer na parte externa das coxas e interna dos joelhos, glúteos e abdómen. Há mulheres que associam os dois tipos de celulite.

A celulite costuma começar a aparecer na puberdade e faz parte das suas características sexuais secundárias. É o resultado da alteração da microcirculação na camada gorda, nomeadamente na hipoderme.

Como se pode evitar a Celulite?

Não é possível afirmar que a celulite se pode prevenir, aquilo que se pode fazer é ter hábitos alimentares correctos e manter um estilo de vida activo, para tentar evitar a sua progressão.

Em termos de alimentação, evite o excesso de peso, reduza a ingestão de sal pois retém os líquidos. Beba água abundantemente, inclua fibras na sua dieta prolongando a saciedade, evitando assim os desejos de açúcares refinados e gorduras saturadas.

Coma frutas e verduras e não abuse do café nem do álcool.

Evite também o tabaco e não seja sedentário. O exercício físico estimula o retorno venoso nas pernas e diminui a camada de tecido subcutâneo que contribui para diminuir a celulite. Reduza o stress.

Faça dieta em conjunto com suplementos naturais que ajudem na redução de celulite como centelha asiática (gotu cola) em conjunto com o creme, revela que produz óptimos resultados.


Conselhos alimentares para combater a celulite:

  • Ter uma alimentação rica em frutas e verduras e fibra.
  • Reduzir a ingestão de alimentos gordurosos.
  • Evitar produtos açucarados.
  • Escolher alimentos magros de proteínas como aves, peixe e carnes brancas.
  • Mastigar bem os alimentos favorecendo a digestão.
  • Ingerir muita água dentro dos limites recomendados.
  • Reduzir o sal na alimentação.
  • Evitar refrigerantes.

Texto por: Dr. Natiris

Deixe uma resposta