» » Benefícios para a saúde da Rúcula

Benefícios para a saúde da Rúcula

Postado em Dieta | 0

A rúcula, de nome científico eruca sativa, originada no Mediterrâneo, é um vegetal de folha verde escura, muito nutritiva, de sabor intenso, levemente amargo e picante. Da família das crucíferas, é também conhecida como mostarda persa e tem variados benefícios para a saúde.

De crescimento rápido, colhe-se na estação amena. As folhas mais tenras apresentam uma cor verde claro,  similares aos espinafres, com um sabor mais doce e não tão picante como as folhas mais maduras, de sabor mais forte e picante.

Nutricionalmente rica, a rúcula apresenta um aporte baixo em calorias (100 gramas apenas contém 25 Kcal).Contém proteínas, fibras e é naturalmente rica em certas vitaminas e minerais. Entre eles destaca-se a vitamina A (47% da DDR- Dose Diária Recomendada). A vitamina A, é uma vitamina antioxidante, que ajuda na normal formação e integridade da pele e boa saúde oral, e olhos, sendo o beta-caroteno um antioxidante.

Boa fonte de ácido fólico, a rúcula contém cerca de 8% da DDR, mineral este, importante durante a gestação, pois previne defeitos do tubo neural em recém-nascidos.

Ainda é rica em vitamina C, antioxiante e fortelecedor do sistema imunitário, magnésio, ferro, excelente fonte de potássio, com papel significativo na formação proteica, nos mecanismos de coagulação e fortalecimento dos ossos e por fim, cálcio.

 

Como escolher aquando da compra?

  • Escolha folhas novas que apresentem um aspeto firme, estaladiço e de tom verde vivo.
  • Rejeite folhas que já tenham flor ou que tenham aspeto amarelado.

 

Como armazenar?

Refrigerar junto com os restantes vegetais, cuidadosamente, e consumir o mais breve possível pois é um vegetal bastante perecível.

 

Dicas:

*Ótimo como substituto da alface, em saladas (ficam mais rica nutricionalmente);

*Poderá adicionar crua, a sandes, pizzas, e cozida em sopas, guisados, quiches;

*Combina muito bem com queijos leves e frutas ou frutos oleaginosos, em saladas.

 

Joana R. Lewis

Nutricionista estagiária

Membro ordem 2036NE

 

Referências:

  • USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 28 Full Report (All Nutrients), April 19, 2016.
  • Folic Acid Homepage, CDC – Centers For Disease Control and Prevention, 2016;
  • Vitamin A (retinol), University of Maryland Medical Center.

Deixe uma resposta